NUCAT
O NUCAT, Núcleo de Catálise do Programa de Engenharia Química (PEQ) da COPPE/UFRJ possui mais de 30 anos de experiência em engenharia de reações químicas e no desenvolvimento de catalisadores heterogêneos para diversas aplicações. Da escala atômica à macroscópica, nossos projetos de pesquisa mantêm rigor científico fundamental, ao mesmo tempo em que se alinham a objetivos socioeconômicos e ambientais. Nosso laboratório está equipado e possui experiência para conduzir tanto pesquisas experimentais — englobando síntese, caracterização e avaliação de reações — quanto pesquisas teóricas, incluindo catálise computacional e microcinética.
Em nossas pesquisas mais recentes, o NUCAT vem abordando temas de relevância científica e industrial, incluindo a utilização de COâ‚‚, a valorização de metano, etanol e biomassa; hidroprocessamento (HDT); pirólise de biomassa e reciclagem química de plásticos; produção de hidrogênio verde; e síntese de Fischer-Tropsch. Com parcerias em andamento com a indústria e instituições acadêmicas, tanto no Brasil quanto no exterior, o grupo mantém uma identidade multiescala e interdisciplinar, reforçando sua relevância internacional
Equipe
Professores

Fabio Souza Toniolo
Coordenador do NUCAT
​Professor titular do Programa de Engenharia Química COPPE/UFRJ

Vera Maria Martins Salim
Professora colaboradora do Programa de Engenharia Química COPPE/UFRJ


Henrique Poltronieri Pacheco
Coordenador do NUCAT
Professor titular do Programa de Engenharia Química COPPE/UFRJ

Neuman Solange de Resende
Pesquisadora do Programa de Engenharia Química COPPE/UFRJ

Martin Schmal
Cristiane Assumpção Henriques
Professor emérito do Programa de Engenharia Química COPPE/UFRJ
Professora colaboradora do Programa de Engenharia Química COPPE/UFRJ
Equipe técnica e Pós-Docs

Alexander Eduardo Caytuero Villegas

Antonio Jose de Almeida

Caio Henrique Pinheiro

Débora Morais Bezerra
Martin Schmal
​Possui graduação em Engenharia Químca pela FEI -PUC-SP(1964), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-COPPE (1966) e doutorado em Engenharia Química - Technische Universitat Berlin (1970). Professor Titular desde 1985 e atualmente é professor emérito da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Professor Visitante da ESCOLA POLITECNICA DA USP, Tem experiência na área de Química e Engenharia Quimica, com ênfase em Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: Catalise heterogenea, reatores,energia, catalise ambiental catalisadores (metais,oxidos). Livros publicados - Cinetica Homogenea e reatores (1982); Cinetica e Reatores (2010); Catálise Heterogenea (2011); Chemical Reaction Engineering, Essentials, Exercises and Examples, Taylor and Francis 2014 220 Publicaçoes em periodicos internacionais. Membro titular da Academia Brasileira de Ciencias (ABC) desde 1998. Membro titular da Academia Nacional de Engenharia (ANE) - Premios: Humbolt Research Award 2003, Premio Ciencia e Tecnologia do México 2003 ; Premio Scopus/Elsevier/Capes -2011, 2009. Premio Pesquisador Senior pela FISOCAT. Premio Medalha Max Planck - Alemanha 2014 Premio Pesquisador Emérito do CNPq - Brasil 2014 Premio Roberto de Souza - Excelencia em Catalise- Sociedade Brasileira de Catalise (SBCat) 2017 Corpo editorial: Applied Catalysis, Catalysis Today, Anais da Academia Brasileira de Ciencias. Presidente da Sociedade Brasileira de Catalise (1998-2008). Membro efetivo do Intarnational Catalysis Society (2000-2009) Homenagem "Special Issue in Appllied Catalysis A- (2017)
Cristiane Assumpção Henriques
Graduada em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Ciências em Engenharia Química pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor em Ciências em Engenharia Química pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio sandwich na Université de Poitiers, França. Atualmente é professora titular do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química do IQ/UERJ e docente colaborador do Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ. Cientista do Nosso Estado, com bolsa da FAPERJ. Tem experiência nas áreas de Tecnologia Química, Cinética, Catálise e Processos catalíticos, atuando atualmente nas seguintes linhas de pesquisa: Síntese, caracterização e aplicação de zeólitas; Síntese, caracterização e aplicação de óxidos mistos derivados de hidrotalcitas; Remoção de substâncias tóxicas por adsorção e fotocatálise; Processos catalíticos aplicados aos setores de petróleo, petroquímica, química fina e biocombustíveis; e valorização de derivados de biomassa.
Vera Maria Martins Salim
Bacharel Em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971), mestrado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1976) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1986). Atualmente é professora associada IV do Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Fenômenos de Interface , Catálise, Fotocatálise e Nanotecnologia . Atua principalmente na preparação de catalisadores, síntese de materiais nanoestruturados, adsorventes, membranas de carbono para separação de gases em escala molecular e membranas catalíticas nanoestruturadas . Na área de preparação de catalisadores e membranas destaca a aplicação de plasma a frio para modificação de superfícies e deposição de metais produzindo membranas catalíticas adequadas para geração de hidrogênio a partir do gás natural e etanol. Na área ambiental trabalha com desenvolvimento de adsorventes para retirada de mercúrio de efluentes hídricos,petróleo e gás natural.
Neuman Solange de Resende
Doutora em Engenharia Quimica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará. Dentro de sua formação, participou do programa de intercambio de pesquisadores do CNPq, no convenio com a França, no IRC-Lyon. É pesquisadora no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, trabalhando nas áreas de Catálise e Fotocatálise, Adsorção e Cinética Química, com ênfase em preparação e caracterização fisico-química de catalisadores para processos petroquímicos, fotocatalíticos e de conversão de biomassa. Atua na síntese, caracterização e avaliação de materiais nanoestruturados - nanotubos e nanofios de titanato, como catalisadores e biossensores. Tem se dedicado ao estudo de desativação de catalisadores aplicando a metodologia de desativação acelerada. Na área ambiental tem atuado em projetos integrados de captura, conversão e utilização de CO2 (CCUS) desenvolvendo fotocatalisadores para redução de CO2, produção de hidrogênio e de alcoois, e tambem no desenvolvimento de adsorventes para remoção de mercurio e outros metais pesados.
Fabio Souza Toniolo
Graduado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e Doutor em Ciências em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ (2010), com pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley/EUA (2013/14). É Professor Associado do Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ e atua na área de Cinética e Catálise, desenvolvendo atividades científicas no NUCAT - Núcleo de Catálise da COPPE/UFRJ. Tem experiência na síntese, caracterização e aplicação de catalisadores heterogêneos em processos relevantes para a indústria e a academia, com particular interesse nas reações da (i) química do C1 e valorização do CH4, CO e CO2, (ii) síntese de Fischer-Tropsch, e (iii) alcoolquímica e valorização de biomassa, buscando complementar aspectos experimentais e teóricos, fundamentais e aplicados em Catálise e Engenharia Química. Possui experiência no desenvolvimento de projetos de PDI em parceria com indústrias como Petrobras, Ultragaz, Petrogal-Galp e ExxonMobil, e financiadores como Embrapii-Coppe e Finep. Foi Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ de 2019 a 2023 e atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. ​
Henrique Poltronieri Pacheco
Possui experiência na área de análise química de produtos naturais e de pesticidas em alimentos por cromatografia líquida e espectrometria de massas. Obteve seu doutorado por seu trabalho com beneficiamento catalítico de etanol pela COPPE/UFRJ em 2019, com experiência na University of Virginia, e teve seu trabalho premiado como melhor tese de doutorado em catálise entre 2019 e 2021 pela SBCAT. Tem interesse especial por análise de dados experimentais, otimização e planejamento de experimentos, estimação de parâmetros experimentais, modelagem cinética e quanto-mecânica. Atualmente, é professor adjunto do Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ e trabalha com diversos tópicos em catálise heterogênea, dentre os quais: beneficiamento de etanol, beneficiamento de metano, pirólise de biomassa e reciclagem química de plásticos e modelagem microcinética. Já teve múltiplos projetos aprovados para uso da estrutura do Sirius/LNLS, com mais de 200 horas-síncrotron de experiência em diversas das linhas de luz. É coordenador da Escola Piloto Prof. Giulio Massarani desde 2021 e tem iniciativas de pesquisa voltada ao ensino. Henrique participa de e coordena diversos projetos de pesquisa em colaboração com a indústria e com órgãos de fomento, como FINEP, FAPERJ, ExxonMobil, Braskem e Petrogal.

Érika Batista Silveira

Eugenio Furtado de Souza

Evelyn Muguet Ferreira

Gabriela Silva Melo dos Reis

Idia Gigante Nascimento

Lorena Parazio Passaroni

Marcos Anacleto da Silva

Maria Auxiliadora Scaramelo Baldanza

Maynara Lurriele de Alcântara Santos

Priscilla Magalhães de Souza

Renato Dias Barbosa

Rodrigo de Paiva Floro Bonfim

Victória Gonçalves F Pereira

Vitor Duarte Lage
Candidatos ao Doutorado, Mestrado e graduação
em breve